BIBLIOTECA

BIBLIOTECA
Blogue da BE/CRE da Escola Secundária/3 Dr. Flávio F. Pinto Resende

quarta-feira, 11 de abril de 2012

SEMANA DA LEITURA

A Comemoração da Semana da Leitura é uma atividade proposta pelo Plano Nacional de Leitura e visa, em todas as escolas, a promoção de atividades que desenvolvam hábitos de leitura. Este ano letivo, a “Semana da Leitura” contemplou o tema “Solidariedade e Cooperação” e foi organizada pelas Bibliotecas Escolares das três escolas do concelho de Cinfães, entre os dias 12 e 22 de março. Assim sendo, e no que diz respeito à nossa escola, desenvolveram-se as seguintes atividades:

- 12 de março: inauguração da exposição “A escrita ao longo dos tempos…” (exposição de máquinas de escrever) e participação na Sessão de Abertura da Semana da Leitura na Casa da Cultura com as turmas 3ºA e B.

- 13 de março: encontro com a escritora Ana Luísa Amaral. Esta atividade foi direcionada para os alunos de 11º ano e alguns alunos do 12º ano. Os alunos prepararam uma pequena resenha biográfica da autora, declamaram, musicaram e coreografaram vários poemas da autora.

- 14 de março: Comemoração do Dia do Inglês e do St Patrick’s Day com a final do concurso de soletração (Spelling Contest) e do Concurso de Leitura em Inglês (Slam Reading); passagem de vídeos com as atividades de Inglês no polivalente da escola e com a decoração da cantina.

- 15 de março: I encontro com escritores da região que se realizou no Auditório A da nossa escola. Os escritores que participaram neste encontro foram Carlos Silvestre, Jorge Ventura, Afonso Monteiro e Laurentino Alves Pinto. Esta atividade contou com a presença de uma turma do Agrupamento de Escolas de Cinfães.

- 16 de março: teatro alusivo ao tema “Violência Doméstica” representado por um grupo de teatro da escola Secundária de Resende. Esta atividade realizou-se no polivalente da nossa escola.

- 20 de março: Encontro com a escritora Isabel Alçada que se realizou na EB2/3 de Souselo e teve a participação das duas turmas de 9º ano da nossa escola. Os alunos prepararam uma breve apresentação biográfica da autora acompanhada por música.

- 21 de março: comemoração do Dia Mundial da Poesia com a entrega de prémios do Concurso de Poesia dinamizado pela Câmara Municipal de Cinfães e que contou com a participação de vários alunos da nossa escola. Os alunos Inês Mouta e Rui Silva da turma C do 12º ano obtiveram o primeiro e segundo prémios, respetivamente.

- 22 de março: Sessão de Encerramento com a participação das três escolas do concelho de Cinfães. As atividades foram diversificadas destacando-se representações teatrais, declamações de poemas, momentos de dança e momentos musicais.

Sem comentários: