BIBLIOTECA

BIBLIOTECA
Blogue da BE/CRE da Escola Secundária/3 Dr. Flávio F. Pinto Resende

domingo, 31 de março de 2013

SEMANA DA LEITURA - ATIVIDADES REALIZADAS

A Semana da Leitura decorreu entre os dias 11 e 15 de março de 2013 e foram várias as atividades dinamizadas ao longo desta semana.
 
No dia 11 de março, realizou-se a Sessão de Abertura na Casa da Cultura que contou com a participação da nossa escola e da EB 2/3 de Cinfães.  A nossa escola participou na atividade com uma representação teatral a cargo do 3º A, preparada pelas professoras Rita Campos e Elizabeth Morais. Esta peça de teatro intitulou-se “Por este rio acima“. A turma do 3º D participou na atividade assistindo à sessão de abertura.



 
No mesmo dia 11 de março, entre as 16.00 e as 17.30, realizou-se na BE a atividade “Leituras Partilhadas”, dirigida aos diferentes elementos da comunidade educativa – pais/EE, alunos (principalmente do 8º ano), professores e Assistentes Operacionais. A atividade foi enriquecida com dois momentos musicais interpretados pelo Quinteto de Sopros da Escola (cinco alunos) e pela peça de teatro intitulada “Consulta de Rotina” e teve como atores, a professora Sónia Pinto, a Assistente Social, Cármen Durão e o Sr. Alfredo Silva. Entre estes momentos artísticos foram declamados vários poemas por alunos, EE, professores e Assistentes Operacionais alusivos ao tema da Semana da Leitura, “O Mar”. No final, todos os presentes tiveram direito a um pequeno lanche preparado pelo Curso de Educação e Formação de Adultos.









No dia 12 de março, no Auditório A, entre as 16.00 e as 17.30, os alunos das turmas CEF e 1º B, visualizaram o filme “O Impossível”. Este filme foi escolhido no âmbito da temática escolhida para a Semana da Leitura.

No dia 13 de março, na BE, entre as 10.15 e as 10.30, decorreu a atividade “Inauguração da Exposição de Pintura Nove Escritores Portugueses”. Os trabalhos foram elaborados pelas alunas do 3ºA com a orientação do professor Jorge Branco. A turma esteve presente no momento da inauguração que foi enriquecida com um “porto de honra” amavelmente oferecido pela escola.




Ainda no dia 13 de março entre as 10.30 e as 11.45, decorreu, na BE, o Concurso de Leitura em Inglês, conhecido por Slam Reading/ Roleplay. Esta atividade, organizada pelo Grupo de Inglês, contou com a participação de vários alunos do Terceiro Ciclo e do Ensino Secundário em ambas as categorias. O júri composto pelas professoras Margarida Santos e Daniela Xavier e pelo aluno João 12º D.





Entre as 15.00 e as 16.00, realizou-se a atividade “Final das Olimpíadas de Português do Ensino Secundário”, organizada pelo grupo de Português, que contou com a participação das turmas 12ºB e 3ºA, tendo ambas as turmas ficado em primeiro lugar dada a diversidade das representações apresentadas.






No dia 14 de março, realizou-se no, no ginásio do Agrupamento de Escolas de Cinfães, entre as 10.30 e as 12.30, a atividade “Peça de Teatro Magalhães de Vénus”, organizada pela Casa da Cultura e pela Câmara Municipal de Cinfães. Participaram nesta atividade as turmas do 1ºA, 3º B e EFA (Educação e Formação de Adultos).



Ainda no dia 14 de março, na BE, entre as 14.20 e as 16.00, decorreu a atividade “Encontro com Escritores”, que contou com a presença do escritor José Oliveira e os jovens escritores da nossa escola, Tiago Soares (10ºB) e Pedro Almeida (10ºE). Este encontro foi recheado, no momento de abertura, com a interpretação de duas músicas por parte de diferentes alunos da escola. Após uma breve apresentação biográfica de cada escritor e da leitura de alguns poemas de José Oliveira, os escritores dialogaram com os participantes e apresentaram os seus trabalhos. O professor José Oliveira apresentou o seu conto inédito “Um sonho para viajar” que integra o livro “Leituras” que ofereceu à escola e os jovens Tiago Soares e Pedro Almeida apresentaram o seu primeiro livro “As crónicas de Tarciva”.








No dia 15 de março, para finalizar a Semana da Leitura, os alunos puderam dar asas à sua imaginação e participar no Concurso de Escrita Criativa alusiva ao tema “O Mar”.


Ao longo da semana decorreu ainda uma exposição sobre o “Mar e os Descobrimentos” realizada pela turma do 8ºA, na disciplina de História em articulação com Educação Visual.


Sem comentários: