BIBLIOTECA

BIBLIOTECA
Blogue da BE/CRE da Escola Secundária/3 Dr. Flávio F. Pinto Resende

terça-feira, 23 de abril de 2013

DIA MUNDIAL DO LIVRO E DOS DIREITOS DO AUTOR

 
A 23 de Abril celebra-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor. A data, instituida pela UNESCO, visa enaltecer a importância dos livros e dos seus criadores, sendo assinalada através de inúmeras iniciativas em escolas, bibliotecas, livrarias e outras entidades.
As bibliotecas escolares marcam, naturalmente, uma presença muito especial nestes festejos, derivada do seu papel particular na formação de leitores e promoção de hábitos de leitura junto dos mais jovens.
Na Sociedade da Informação e do Conhecimento em que vivemos é fundamental saber ler bem, o que exige não apenas a aprendizagem formal da leitura mas, também, uma prática e treino constantes para poderem ser atingidos patamares mais elevados, de reflexão e compreensão, de expressão e comunicação e de acesso a textos e registos escritos cada vez mais complexos e variados.
Saber ler bem... para saber lidar criticamente com o mundo de informação que nos rodeia, condição essencial para que as crianças se tornem cidadãos livres, conscientes, intervenientes e bem-sucedidos ao longo da vida;
Saber ler bem... porque a leitura constitui o mais poderoso instrumento de aprendizagem escolar, qualificação e sucesso educativo, constituindo-se como base transversal para o acesso ao conhecimento das humanidades, das ciências, da matemática, das línguas,... e do mundo em geral;
Saber ler bem... porque a leitura constitui um bem cultural de divertimento e de prazer, ajudando a desenvolver a imaginação, a criatividade, a autoconfiança, o afeto, a autonomia, a compreensão do outro e de si mesmo.
Estas dimensões da leitura são tanto mais importantes nos nossos dias, se tivermos em consideração que novos modelos de leitura emergiram e que o livro já não vive apenas no suporte impresso, tornando mais relevante ainda esta chamada de atenção para o valor dos livros e da leitura, qualquer que seja o seu suporte e formato.
Como diz a mensagem da Directora-Geral da UNESCO, Os livros são nossos aliados na disseminação da educação, da ciência, da cultura e da informação pelo mundo.
(in:http://www.rbe.min-edu.pt/np4/887.html)

sexta-feira, 12 de abril de 2013

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA - FASE DISTRITAL

Já vem sendo tradição a nossa escola participar no Concurso Nacional de Leitura. Esta atividade encontra-se inserida no Plano Nacional de Leitura, em articulação com a Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas e com a Rede das Bibliotecas Escolares, e visa promover a leitura nas escolas de uma forma lúdica e estimular a prática da leitura entre os alunos do Terceiro Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário.
O Concurso está estruturado em três fases: fase escola, fase distrital e fase nacional. A primeira fase decorreu na Biblioteca Escolar, no dia 8 de janeiro de 2013, e contou com a participação de vários alunos quer do Terceiro Ciclo quer do Ensino Secundário. As obras escolhidas para esta fase foram “O Rapaz do Pijama às Riscas”, de John Boyne, para o Terceiro Ciclo e “O Amor de Perdição”, de Camilo Castelo Branco, para o Ensino Secundário.
Nesta fase, de acordo com o regulamento, devem ser apurados três alunos do Terceiro Ciclo e três alunos do Ensino Secundário para representarem a escola na fase distrital. Assim sendo, as alunas selecionadas foram Sara Margarida Campos, do 8º A, Ana Isabel Miranda, do 8ºB, e Cláudia Alexandra Ribeiro, do 9ºA, Ana Beatriz Pinheiro, Celina Inês Leitão e Rita Silva do 10ºC.
A fase distrital do Concurso realizou-se na Escola Secundária de Nelas, no passado dia 10 de abril de 2013. Esta segunda fase pressupunha duas provas: uma escrita, outra oral.Para a segunda fase, a Biblioteca Municipal de Nelas selecionou, para o Terceiro Ciclo,"A Biblioteca Mágica” de Jostein Gaarder e "Encontrei o Principezinho: carta a Saint Exupery” de Jorge Cabral dos Santos. “Lágrimas Coloridas" de Ana Macedo e "Singuralidades de uma Rapariga Loira" de Eça de Queirós foram os textos escolhidos para os alunos do Ensino Secundário.
Apesar de nenhum dos nossos alunos ter sido apurado para a fase nacional, os objetivos mais importantes foram atingidos – participar e promover a leitura. Parabéns a todas as alunas que participaram!
 

 

sexta-feira, 5 de abril de 2013

BOLETIM DA BE





















Já se encontra disponível a edição número 3 do Boletim da Biblioteca Escolar. Pode clicar aqui para fazer o download.

domingo, 31 de março de 2013

SEMANA DA LEITURA - ATIVIDADES REALIZADAS

A Semana da Leitura decorreu entre os dias 11 e 15 de março de 2013 e foram várias as atividades dinamizadas ao longo desta semana.
 
No dia 11 de março, realizou-se a Sessão de Abertura na Casa da Cultura que contou com a participação da nossa escola e da EB 2/3 de Cinfães.  A nossa escola participou na atividade com uma representação teatral a cargo do 3º A, preparada pelas professoras Rita Campos e Elizabeth Morais. Esta peça de teatro intitulou-se “Por este rio acima“. A turma do 3º D participou na atividade assistindo à sessão de abertura.



 
No mesmo dia 11 de março, entre as 16.00 e as 17.30, realizou-se na BE a atividade “Leituras Partilhadas”, dirigida aos diferentes elementos da comunidade educativa – pais/EE, alunos (principalmente do 8º ano), professores e Assistentes Operacionais. A atividade foi enriquecida com dois momentos musicais interpretados pelo Quinteto de Sopros da Escola (cinco alunos) e pela peça de teatro intitulada “Consulta de Rotina” e teve como atores, a professora Sónia Pinto, a Assistente Social, Cármen Durão e o Sr. Alfredo Silva. Entre estes momentos artísticos foram declamados vários poemas por alunos, EE, professores e Assistentes Operacionais alusivos ao tema da Semana da Leitura, “O Mar”. No final, todos os presentes tiveram direito a um pequeno lanche preparado pelo Curso de Educação e Formação de Adultos.









No dia 12 de março, no Auditório A, entre as 16.00 e as 17.30, os alunos das turmas CEF e 1º B, visualizaram o filme “O Impossível”. Este filme foi escolhido no âmbito da temática escolhida para a Semana da Leitura.

No dia 13 de março, na BE, entre as 10.15 e as 10.30, decorreu a atividade “Inauguração da Exposição de Pintura Nove Escritores Portugueses”. Os trabalhos foram elaborados pelas alunas do 3ºA com a orientação do professor Jorge Branco. A turma esteve presente no momento da inauguração que foi enriquecida com um “porto de honra” amavelmente oferecido pela escola.




Ainda no dia 13 de março entre as 10.30 e as 11.45, decorreu, na BE, o Concurso de Leitura em Inglês, conhecido por Slam Reading/ Roleplay. Esta atividade, organizada pelo Grupo de Inglês, contou com a participação de vários alunos do Terceiro Ciclo e do Ensino Secundário em ambas as categorias. O júri composto pelas professoras Margarida Santos e Daniela Xavier e pelo aluno João 12º D.





Entre as 15.00 e as 16.00, realizou-se a atividade “Final das Olimpíadas de Português do Ensino Secundário”, organizada pelo grupo de Português, que contou com a participação das turmas 12ºB e 3ºA, tendo ambas as turmas ficado em primeiro lugar dada a diversidade das representações apresentadas.






No dia 14 de março, realizou-se no, no ginásio do Agrupamento de Escolas de Cinfães, entre as 10.30 e as 12.30, a atividade “Peça de Teatro Magalhães de Vénus”, organizada pela Casa da Cultura e pela Câmara Municipal de Cinfães. Participaram nesta atividade as turmas do 1ºA, 3º B e EFA (Educação e Formação de Adultos).



Ainda no dia 14 de março, na BE, entre as 14.20 e as 16.00, decorreu a atividade “Encontro com Escritores”, que contou com a presença do escritor José Oliveira e os jovens escritores da nossa escola, Tiago Soares (10ºB) e Pedro Almeida (10ºE). Este encontro foi recheado, no momento de abertura, com a interpretação de duas músicas por parte de diferentes alunos da escola. Após uma breve apresentação biográfica de cada escritor e da leitura de alguns poemas de José Oliveira, os escritores dialogaram com os participantes e apresentaram os seus trabalhos. O professor José Oliveira apresentou o seu conto inédito “Um sonho para viajar” que integra o livro “Leituras” que ofereceu à escola e os jovens Tiago Soares e Pedro Almeida apresentaram o seu primeiro livro “As crónicas de Tarciva”.








No dia 15 de março, para finalizar a Semana da Leitura, os alunos puderam dar asas à sua imaginação e participar no Concurso de Escrita Criativa alusiva ao tema “O Mar”.


Ao longo da semana decorreu ainda uma exposição sobre o “Mar e os Descobrimentos” realizada pela turma do 8ºA, na disciplina de História em articulação com Educação Visual.


segunda-feira, 4 de março de 2013

SEMANA DA LEITURA 2013 - 11 A 15 DE MARÇO

Na próxima semana, de 11 a 15 de março de 2013, decorrerá a Semana da Leitura, este ano subordinada ao tema "O Mar". Aqui fica o programa dessa semana.

 

sábado, 2 de março de 2013

ENCONTRO COM PEDRO LAMARES

Foi com enorme prazer que a Escola Sec/3 Prof. Dr. Flávio F. Pinto Resende recebeu o ilustre ator e declamador Pedro Lamares. Esta atividade dividiu-se em dois momentos distintos. Num primeiro momento, o nosso convidado dialogou e enriqueceu o seu diálogo com os alunos de 12º ano através da declamação de alguns poemas. Num segundo momento, promoveu um workshop de leitura dirigido a professores e outros elementos ligados à educação. Neste ambiente cordial e descontraído, foram transmitidas algumas técnicas de colocação de voz que foram postas em prática através da leitura de alguns poemas. Este encontro permitiu despertar em todos os participantes o gosto pela poesia. Aqui ficam algumas fotos para ilustrar a atividade.