No âmbito da atividade "Semana da Disciplina", dinamizou-se entre os dias 7 e 11 de maio a "Semana da Europa" que contou com a participação das disciplinas de Francês e de Geografia. Assim sendo, e uma vez mais, foram várias as atividades desenvolvidas na Biblioteca Escolar, nomeadamente exposições de rosas-dos-ventos elaboradas pelos alunos, de informação sobre a Europa, mapas, folhetos, produtos franceses e curiosidades sobre a Europa. Os alunos tiveram ainda oportunidade de testarem os seus conhecimentos sobre a Europa através de jogos e visualizarem pequenos vídeos também sobre a Europa. No âmbito desta semana, ainda foram projetados filmes franceses, realizou-se a primeira eliminatória das Olimpíadas de Francês e deu-se a conhecer a culinária francesa com a confeção dos tradicionais crepes.
terça-feira, 12 de junho de 2012
segunda-feira, 28 de maio de 2012
SEMANA DA INFORMÁTICA
No âmbito da "Semana da Informática", alguns alunos desta área criaram jogos associados à escrita, a escritores, a poemas...
Desfrutem dos mesmos através dos links que se encontram do lado direito.
Desfrutem dos mesmos através dos links que se encontram do lado direito.
segunda-feira, 14 de maio de 2012
SEMANA DE ESPANHOL E DE INFORMÁTICA
No âmbito da atividade “Semana da
Disciplina”, realizou-se entre os dias 16 e 20 de abril a "Semana de Espanhol e
de Informática". Tal como vem sendo costume, foram dinamizadas várias atividades
relacionadas com as disciplinas em causa, nomeadamente, exposições, jogos,
visionamento de filmes, olimpíadas…
terça-feira, 8 de maio de 2012
SEMANA DE HISTÓRIA
Inserida na atividade dinamizada
pela Biblioteca, “Semana da Disciplina”, decorreu entre 23 de abril e 2 de maio
a "Semana de História". A temática abordada centrou-se no 25 de abril, no
acontecimento em si, em valores e princípios com ele, conotados.
Entre as várias iniciativas
desenvolvidas destacamos a exposição “Arte na rua…abril a abril”, a qual
pretendeu dar a conhecer alguns dos cartazes, murais e BD’s realizados na
época, complementados com uma mostra de graffitis atuais e trabalhos realizados
pelos nossos alunos.
Ao longo da semana decorreu
também um ciclo de cinema, com a apresentação de filmes como “No reino dos
céus”, “Capitães de Abril”, “Hotel Ruanda” e “O labirinto de Fauno”, dois
workshops, um subordinado ao tema “Paleografia” e outro incidido sobre
“Preconceito, discriminação de género”, um encontro com o escritor José
Oliveira e a realização de um mural coletivo que se encontra exposto na
Biblioteca.
A todos os que colaboraram e
tornaram possível a realização das actividades, o nosso obrigado.
O Grupo de História
sexta-feira, 4 de maio de 2012
ENCONTRO COM O ESCRITOR JOSÉ OLIVEIRA
No passado dia 24 de abril de 2012, o escritor da região José Oliveira esteve na Biblioteca Escolar da nossa escola e dialogou com os alunos do 8º ano. Foram noventa minutos de partilha de vivências e de experiências com particular destaque à importância da leitura e da escola na vida de cada um.
segunda-feira, 30 de abril de 2012
CONCURSO NACIONAL DE LEITURA - FASE DISTRITAL
Já vem sendo tradição a nossa escola
participar no Concurso Nacional de
Leitura. Esta atividade encontra-se inserida no Plano Nacional de Leitura,
em articulação com a Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas e com a Rede das
Bibliotecas Escolares, e visa promover a leitura nas escolas de uma forma
lúdica e estimular a prática da leitura entre os alunos do Terceiro Ciclo do
Ensino Básico e do Ensino Secundário.
A fase distrital do Concurso realizou-se na
Biblioteca Municipal de Tondela, no passado dia 27 de abril de 2012. As alunas Beatriz Jorge e Inês Santos, do 7º A, Joana Silveira, do 9º A, Paula
Pereira, do 10º A, Cláudia Ribeiro, do 11º D, e Flávia Cardoso, do 12º C, representaram a nossa escola. Para esta fase, a Biblioteca Municipal de Tondela selecionou, para o Terceiro
Ciclo, "O mundo em que vivi" de Ilse Losa e "História de uma
gaivota e do gato que a ensinou a voar" de Luís Sepúlveda. "O
Mandarim" de Eça de Queiroz e "Crónica de uma morte anunciada"
de Gabriel Garcia Marquez foram os textos escolhidos para os alunos do Ensino
Secundário.
Apesar de nenhum dos nossos alunos ter sido
apurado para a fase nacional, os objetivos mais importantes foram atingidos –
participar e promover a leitura. A todos os participantes, os nossos parabéns.
domingo, 22 de abril de 2012
23 DE ABRIL - DIA MUNDIAL DO LIVRO
O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde
1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril. Trata-se de uma data simbólica
para a literatura, já que, segundo os vários calendários, neste dia
desapareceram importantes escritores como Cervantes e Shakespeare. A ideia da
comemoração teve origem na Catalunha: a 23 de Abril, dia de São Jorge, uma rosa
é oferecida a quem comprar um livro. Mais recentemente, a troca de uma rosa por
um livro tornou-se uma tradição em vários países do mundo.
A data serve ainda para chamar a atenção para a importância do livro como bem cultural, essencial para o desenvolvimento da literacia e desenvolvimento económico.
Subscrever:
Mensagens (Atom)