BIBLIOTECA

BIBLIOTECA
Blogue da BE/CRE da Escola Secundária/3 Dr. Flávio F. Pinto Resende

terça-feira, 12 de junho de 2012

SEMANA DA EUROPA (FRANCÊS E GEOGRAFIA)

No âmbito da atividade "Semana da Disciplina", dinamizou-se entre os dias 7 e 11 de maio a "Semana da Europa" que contou com a participação das disciplinas de Francês e de Geografia. Assim sendo, e uma vez mais, foram várias as atividades desenvolvidas na Biblioteca Escolar, nomeadamente exposições de rosas-dos-ventos elaboradas pelos alunos, de informação sobre a Europa, mapas, folhetos, produtos franceses e curiosidades sobre a Europa. Os alunos tiveram ainda oportunidade de testarem os seus conhecimentos sobre a Europa através de jogos e visualizarem pequenos vídeos também sobre a Europa. No âmbito desta semana, ainda foram projetados filmes franceses, realizou-se a primeira eliminatória das Olimpíadas de Francês e deu-se a conhecer a culinária francesa com a confeção dos tradicionais crepes.




segunda-feira, 28 de maio de 2012

SEMANA DA INFORMÁTICA

No âmbito da "Semana da Informática", alguns alunos desta área criaram jogos associados à escrita, a escritores, a poemas...

Desfrutem dos mesmos através dos links que se encontram do lado direito.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

SEMANA DE ESPANHOL E DE INFORMÁTICA

No âmbito da atividade “Semana da Disciplina”, realizou-se entre os dias 16 e 20 de abril a "Semana de Espanhol e de Informática". Tal como vem sendo costume, foram dinamizadas várias atividades relacionadas com as disciplinas em causa, nomeadamente, exposições, jogos, visionamento de filmes, olimpíadas…


terça-feira, 8 de maio de 2012

SEMANA DE HISTÓRIA


Inserida na atividade dinamizada pela Biblioteca, “Semana da Disciplina”, decorreu entre 23 de abril e 2 de maio a "Semana de História". A temática abordada centrou-se no 25 de abril, no acontecimento em si, em valores e princípios com ele, conotados.
Entre as várias iniciativas desenvolvidas destacamos a exposição “Arte na rua…abril a abril”, a qual pretendeu dar a conhecer alguns dos cartazes, murais e BD’s realizados na época, complementados com uma mostra de graffitis atuais e trabalhos realizados pelos nossos alunos.
Ao longo da semana decorreu também um ciclo de cinema, com a apresentação de filmes como “No reino dos céus”, “Capitães de Abril”, “Hotel Ruanda” e “O labirinto de Fauno”, dois workshops, um subordinado ao tema “Paleografia” e outro incidido sobre “Preconceito, discriminação de género”, um encontro com o escritor José Oliveira e a realização de um mural coletivo que se encontra exposto na Biblioteca.
A todos os que colaboraram e tornaram possível a realização das actividades, o nosso obrigado.

O Grupo de História

sexta-feira, 4 de maio de 2012

ENCONTRO COM O ESCRITOR JOSÉ OLIVEIRA

No passado dia 24 de abril de 2012, o escritor da região José Oliveira esteve na Biblioteca Escolar da nossa escola e dialogou com os alunos do 8º ano. Foram noventa minutos de partilha de vivências e de experiências com particular destaque à importância da leitura e da escola na vida de cada um.

segunda-feira, 30 de abril de 2012

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA - FASE DISTRITAL


Já vem sendo tradição a nossa escola participar no Concurso Nacional de Leitura. Esta atividade encontra-se inserida no Plano Nacional de Leitura, em articulação com a Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas e com a Rede das Bibliotecas Escolares, e visa promover a leitura nas escolas de uma forma lúdica e estimular a prática da leitura entre os alunos do Terceiro Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário.
A fase distrital do Concurso realizou-se na Biblioteca Municipal de Tondela, no passado dia 27 de abril de 2012. As alunas Beatriz Jorge e Inês Santos, do 7º A, Joana Silveira, do 9º A, Paula Pereira, do 10º A, Cláudia Ribeiro, do 11º D, e Flávia Cardoso, do 12º C, representaram a nossa escola. Para esta fase, a Biblioteca Municipal de Tondela selecionou, para o Terceiro Ciclo, "O mundo em que vivi" de Ilse Losa e "História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar" de Luís Sepúlveda. "O Mandarim" de Eça de Queiroz e "Crónica de uma morte anunciada" de Gabriel Garcia Marquez foram os textos escolhidos para os alunos do Ensino Secundário.
Apesar de nenhum dos nossos alunos ter sido apurado para a fase nacional, os objetivos mais importantes foram atingidos – participar e promover a leitura. A todos os participantes, os nossos parabéns.

domingo, 22 de abril de 2012

23 DE ABRIL - DIA MUNDIAL DO LIVRO

O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril. Trata-se de uma data simbólica para a literatura, já que, segundo os vários calendários, neste dia desapareceram importantes escritores como Cervantes e Shakespeare. A ideia da comemoração teve origem na Catalunha: a 23 de Abril, dia de São Jorge, uma rosa é oferecida a quem comprar um livro. Mais recentemente, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países do mundo.

A data serve ainda para chamar a atenção para a importância do livro como bem cultural, essencial para o desenvolvimento da literacia e desenvolvimento económico.