BIBLIOTECA

BIBLIOTECA
Blogue da BE/CRE da Escola Secundária/3 Dr. Flávio F. Pinto Resende

sexta-feira, 12 de abril de 2013

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA - FASE DISTRITAL

Já vem sendo tradição a nossa escola participar no Concurso Nacional de Leitura. Esta atividade encontra-se inserida no Plano Nacional de Leitura, em articulação com a Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas e com a Rede das Bibliotecas Escolares, e visa promover a leitura nas escolas de uma forma lúdica e estimular a prática da leitura entre os alunos do Terceiro Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário.
O Concurso está estruturado em três fases: fase escola, fase distrital e fase nacional. A primeira fase decorreu na Biblioteca Escolar, no dia 8 de janeiro de 2013, e contou com a participação de vários alunos quer do Terceiro Ciclo quer do Ensino Secundário. As obras escolhidas para esta fase foram “O Rapaz do Pijama às Riscas”, de John Boyne, para o Terceiro Ciclo e “O Amor de Perdição”, de Camilo Castelo Branco, para o Ensino Secundário.
Nesta fase, de acordo com o regulamento, devem ser apurados três alunos do Terceiro Ciclo e três alunos do Ensino Secundário para representarem a escola na fase distrital. Assim sendo, as alunas selecionadas foram Sara Margarida Campos, do 8º A, Ana Isabel Miranda, do 8ºB, e Cláudia Alexandra Ribeiro, do 9ºA, Ana Beatriz Pinheiro, Celina Inês Leitão e Rita Silva do 10ºC.
A fase distrital do Concurso realizou-se na Escola Secundária de Nelas, no passado dia 10 de abril de 2013. Esta segunda fase pressupunha duas provas: uma escrita, outra oral.Para a segunda fase, a Biblioteca Municipal de Nelas selecionou, para o Terceiro Ciclo,"A Biblioteca Mágica” de Jostein Gaarder e "Encontrei o Principezinho: carta a Saint Exupery” de Jorge Cabral dos Santos. “Lágrimas Coloridas" de Ana Macedo e "Singuralidades de uma Rapariga Loira" de Eça de Queirós foram os textos escolhidos para os alunos do Ensino Secundário.
Apesar de nenhum dos nossos alunos ter sido apurado para a fase nacional, os objetivos mais importantes foram atingidos – participar e promover a leitura. Parabéns a todas as alunas que participaram!
 

 

Sem comentários: