BIBLIOTECA

BIBLIOTECA
Blogue da BE/CRE da Escola Secundária/3 Dr. Flávio F. Pinto Resende

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

PROJETO SOBE - SAÚDE ORAL BIBLIOTECAS ESCOLARES

 
 
 
A Direção-Geral da Saúde, em parceria com o Plano Nacional de Leitura e a Rede de Bibliotecas  escolares, disponibiliza, no âmbito do Projeto SOBE (Saúde Oral Bibliotecas Escolares) do Programa Nacional da Promoção da Saúde Oral, 2.500 Kits SOBE a 2.300 bibliotecas escolares, com a capacidade de abranger cerca de 1.000.000 de crianças.
Nos nossos dias, são inquestionáveis as interdependências entre os mecanismos de desenvolvimento no âmbito da saúde, dos cuidados de higiene, e da promoção da literacia.
Neste contexto, o projeto SOBE propõe o desafio: subir - subir na qualidade da divulgação da saúde oral; subir no número de parcerias com as escolas e outras instituições; subir no grau de perceção da importância que esta área da saúde tem para as famílias e as crianças.
O Kit SOBE foi criado para trabalhar a temática da Saúde Oral de uma forma flexível, integrada, dando autonomia criativa às escolas, às bibliotecas e aos seus responsáveis, de modo a que se constitua como ilustração para o ulterior desenvolvimento de iniciativas autónomas, no seu universo de influência.
 O conjunto de materiais que compõe o Kit pretendem suscitar a vontade dos estudantes a explorar o mundo da saúde oral, de forma autêntica, com meios divertidos e favorecendo o cruzamento de vários domínios do conhecimento. O objetivo final é permitir aos alunos abordar diversas unidades ou projetos baseados em saúde oral que podem fornecer contextos intencionais para aprender e praticar a arte da linguagem, da escrita, capacidades matemáticas e criativas.
O SOBE constitui-se como uma iniciativa inovadora, dinâmica, útil, facilitadora da aprendizagem e promotora da universalização dos cuidados efetivos de saúde oral.
 
Fonte: Direção Geral de Saúde
 

Sem comentários: