BIBLIOTECA

BIBLIOTECA
Blogue da BE/CRE da Escola Secundária/3 Dr. Flávio F. Pinto Resende

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

DIA EUROPEU DAS LÍNGUAS

Nos passados dias 26 e 27 de setembro de 2011, a Biblioteca Escolar da Escola Sec/3 Prof. Dr. Flávio F. Pinto Resende encheu-se de cor e abriu as suas portas a todos os alunos a fim de comemorar o Dia Europeu das Línguas.
O Dia Europeu das Línguas (DEL) é comemorado todos os anos, desde 2001, no dia 26 de setembro, por iniciativa do Conselho da Europa. A razão de ser deste dia “especial” é celebrar a diversidade das línguas e das culturas existentes no espaço europeu.
O Dia Europeu das Línguas tem como objetivos:
. chamar a atenção do público para a importância de aprender línguas;
. promover a tomada de consciência e o respeito por todas as línguas;
. estimular a aprendizagem de línguas ao longo da vida.
Foi com este espírito que a BE/CRE dinamizou e preparou, juntamente com os grupos disciplinares de Línguas Estrangeiras, atividades motivadoras de aprendizagem de uma língua estrangeira, embora não se tenha colocado de parte a língua-mãe.
A BE foi decorada a preceito com curiosidades dos diferentes países da União Europeia. Cada língua estudada na escola foi presenteada com uma mesa recheada de livros de expressão inglesa, francesa, espanhola e portuguesa, respetivamente.
Os alunos tiveram a oportunidade de, numa primeira fase, visualizar um PowerPoint com informação sobre as línguas e a importância da sua aprendizagem. De seguida, mediante a língua estrangeira em estudo, leram excertos de obras e a respetiva tradução e, por fim, puderam testar os seus conhecimentos através da realização de um quiz sobre a informação contida no PowerPoint. No polivalente, encontrava-se um mural onde os alunos deixaram as suas mensagens.
Esta atividade foi extremamente enriquecedora, não só pelo número de alunos que passaram pela Biblioteca nas datas referidas, mas também pelo incentivo à leitura e à promoção da escrita e das línguas como forma de aquisição de informação.
Como já dizia o poeta “A minha pátria é a Língua Portuguesa".




Sem comentários: