BIBLIOTECA

BIBLIOTECA
Blogue da BE/CRE da Escola Secundária/3 Dr. Flávio F. Pinto Resende

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

COMEMORAÇÃO 5 DE OUTUBRO

A Implantação da República Portuguesa foi o resultado de um golpe de estado organizado pelo Partido Republicano Português que, no dia 5 de outubro de 1910, destituiu a monarquia constitucional e implantou um regime republicano em Portugal.
Fazendo este ano 101 anos que tal facto se deu, a BE e o Grupo de História não podiam, de modo algum, deixar passar esta data em branco. Assim sendo, dinamizaram e decoraram o espaço da Biblioteca, fazendo toda a comunidade escolar recriar e reviver um dado histórico extremamente importante para o povo lusitano. Foram afixados jornais da época, os monarcas e os Presidentes que têm feito história e respetivas características. Além disso, foi preparado um PowerPoint com informação sobre a data em causa, para que todos os alunos relembrassem um pedaço da história de Portugal.
No dia 6 de outubro, a professora de História, Ângela Pereira, juntamente com o aluno Rafael do 9.º B, vestiram-se a rigor e, na personagem de ardina e de D. Manuel II, respetivamente, percorreram diversas salas de aula apregoando as últimas notícias: a Queda da Monarquia e a Proclamação da República. Foram momentos extremamente interessantes e de diálogo com as diferentes turmas, obrigando os alunos a refletir sobre a data em causa.
Ficam aqui os parabéns por esta magnífica iniciativa!






Sem comentários: